NOTÍCIAS

5 Dicas para preparar aulas mais atrativas para seus alunos

24.MAR

Planejar aulas que entreguem o conteúdo necessário e ao mesmo tempo seja prazeroso aos alunos é um verdadeiro desafio para os educadores. Afinal, estudantes empolgados e envolvidos na aula aprendem muito mais. Num mundo com tantas distrações, é realmente difícil sobressair e conquistar a atenção do aluno, instigando seu interesse e sua vontade de aprender. Para quebrar as barreiras que o ensino tradicional trouxe, é preciso inovar. Por isso, separamos cinco critérios básicos para levar em conta na hora de preparar as aulas para crianças e adolescentes.

  1. Conheça e estude seus alunos: Todo professor deve conhecer as dificuldades e habilidades de seus alunos. Cada perfil de estudante possui um jeito de aprender, levar isso em conta é fundamental para pensar nas técnicas de ensino. Aulas cada vez mais voltadas ao perfil da turma tendem a ser mais engajadoras.

  2. Não tenha medo de usar tecnologia: A tecnologia aliada ao ensino pode ter “superpoderes”. A geração atual de alunos nasceu na era digital e possui uma facilidade absurda com ferramentas tecnológicas, então essas ferramentas quando direcionadas para a educação aceleram o processo de aprendizagem. Se necessário, comece pelo básico indicando jogos e aplicativos educativos relacionado ao tema da aula.

  3. Invista na curiosidade: Sejamos sinceros, sempre haverá um conteúdo maçante, então a estratégia é utilizar a curiosidade para prender a atenção da turma. Faça perguntas e dê exemplos para dar chance dos alunos falarem sobre o assunto também. Tente inserir o conteúdo no mundo deles, fazendo relações com séries, filmes e situações do cotidiano.

  4. Seja amigo sem perder a autoridade: Uma boa relação entre professor e alunos é fundamental para que eles se sintam à vontade na sala de aula para perguntar e se entreter na explicação. Construa uma relação de confiança e respeito, isso influenciará positivamente o processo de ensino-aprendizagem.

  5. Desafie seus alunos: Não subestime seus alunos. Tarefas simples não despertam vontade de aprender, então desafie eles com tarefas mais difíceis e demonstre que eles são capazes de solucionar. 

Fonte:

blog.qmagico.com.br/educacao/veja-como-proporcionar-aos-alunos-prazer-e-motivacao-para-estudar

 
 

Todos os Direitos Reservados a Pearson Ltda.

Pearson - Always Learning