NOTÍCIAS

Como ajudar seu filho a ficar confiante para o vestibular

30.MAI

Na época dos vestibulares, a maioria dos jovens deseja o apoio das pessoas que o cercam, principalmente para fazê-los se sentirem mais otimistas e confiantes. Os pais costumam fazer o seu melhor para auxiliarem nesse processo, mas por vezes não sabem como. Confira então algumas atitudes que o ajudarão a manter seus filhos determinados e seguros para esse momento tão decisivo.

Saiba cobrar

O período pré-vestibular costuma ser um momento de muita pressão para os jovens. A escola, a família e eles mesmos esperam por bons resultados, e a incerteza em relação ao futuro muitas vezes se faz presente. Os pais podem exigir foco nos estudos, mas de uma maneira que não piore todo esse quadro já estressante ao qual o estudante está submetido. Assim, ao perceber que seu filho já está engajado em alcançar o objetivo de entrar na faculdade, dê mais apoio do que cobranças.

Respeite as escolhas deles

Não é sempre que os filhos irão seguir a profissão que os pais sonhavam para eles. E é preciso aceitar isso. Saber que você não aprova a carreira escolhida pode fazer seu filho ficar menos confiante ao fazer o vestibular. Ajude-o na decisão, mas não faça sua vontade prevalecer sobre a dele. Converse bastante e demonstre que você também deseja que ele seja aprovado para o curso que escolheu.

Ajude-o com o planejamento

Possuir um cronograma de estudos eficiente pode ser essencial para obter sucesso nos exames. Os pais podem auxiliar os filhos a cumprirem esse planejamento, pois muitas vezes já estão mais acostumados com metas e prazos na vida profissional, por exemplo. Acompanhe de perto como o estudante está seguindo a agenda e ajude a modificá-la quando necessário.

Fale sobre a sua experiência

Muitos pais também passaram pela tensão do vestibular e podem usar as suas próprias experiências para trazer tranquilidade aos filhos. Fale sobre como foi aquela época para você e o que fez para lidar com esse momento. Ouvir histórias é algo inspirador, principalmente quando elas vêm de alguém muito próximo.

Deixe-o mais tranquilo quanto ao erro

Ser aprovado no vestibular é um grande passo para alcançar um futuro de sucesso. Porém, se isso não acontecer na primeira tentativa, não estará tudo perdido. Deixe o seu filho seguro de que se ele falhar no processo, terá a chance de recomeçar e tentar de novo.

Promova momentos de lazer

Às vezes o próprio vestibulando não consegue identificar o seu quadro de esgotamento e insiste em estudar quando o cansaço já está acima do normal. Ao visualizar essa situação, ofereça a opção de sair de casa para que ele se distraia. Convide-o para jantar, passear no centro da cidade ou fazer uma pequena viagem no final de semana. Que tal?

Ressaltar as qualidades dele

A grande quantidade de temas para estudar pode fazer com que o jovem não sinta que está aprendendo o suficiente. Para ajudar, converse com o seu filho e evidencie as qualidades que ele possui. Diga que você reconhece o esforço dele e sabe que ele está dando o melhor de si.

Esteja lá no dia da prova

Acompanhe o seu filho nos momentos antes da prova e, se possível, vá com ele até o local desta. Auxilie-o com o transporte e a alimentação. Será muito importante para ele saber que você está ali, apoiando e acreditando que ele conseguirá se sair bem.

É importante perceber que a maioria das atitudes sugeridas se concentram na sensibilidade de perceber a fase delicada pelo qual o vestibulando passa. Pense sempre em ser compreensivo e estar por perto nas horas que seu filho mais precisar. Assim, você conseguirá ajudar sendo um importante apoio para manter a segurança do jovem. Confira também outros posts do blog do COC:

Qual o papel dos pais no período pré-vestibular?

5 dicas para estimular a autoestima dos seus filhos

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.

 
 

Todos os Direitos Reservados a Pearson Ltda.

Pearson - Always Learning