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Como inovar nas aulas de ciências com tecnologias digitais

06.JUL

As aulas de ciências são uma das melhores oportunidades para inovação na escola. A disciplina já possui um carácter experimental, partindo disso é possível engajar os alunos com algumas práticas que utilizam ferramentas tecnológicas, agregando conhecimentos e experiências no desenvolvimento escolar das crianças e adolescentes. É uma excelente maneira de fazer os alunos se envolverem mais com os estudos.

Simulados virtuais

Algumas práticas são difíceis ou impossíveis de serem realizadas em sala de aula ou então para os alunos verem de perto. A tecnologia de realidade virtual e outras simulações feitas virtualmente resolvem esse problema, além de permitirem que a turma veja a aplicação do que aprenderam em teoria.

Engana-se quem pensa que precisa de uma estrutura complicada para realizar simulações virtuais, muitas vezes só basta um computador. Por exemplo, a Universidade do Colorado Boulder possui um site, o PhET (https://phet.colorado.edu/pt_BR), com várias simulações em português, tratando de temas como atomística, radioatividade, osmose, frações, entre outros. A UFSC - Universidade Federal de Santa Cataria – também oferece um site com experimentos remotos, além de possibilitar que o professor ou alunos criem seus próprios experimentos, o site se chama RexLab (http://relle.ufsc.br/labs).

STEM

O STEM é uma metodologia baseada em projetos que mistura a aplicação de conceitos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Há ainda o STEM, sua utilidade é para quando habilidades em artes são necessárias para a execução do projeto. Os dois sistemas propõem que os alunos coloquem “a mão na massa” e façam seus próprios projetos ou equipamentos de laboratório. Um exemplo é que os estudantes construam seus próprios microscópio usando o celular.

Minecraft

O Minecraft é um jogo baseado em blocos e criatividade. Algumas das possibilidades é trabalhar o conceito da construção de uma cidade sustentável ou então fazer com que os alunos construam biomas virtualmente, para isso será necessário que eles entendam as características dos biomas para poder aplicar.

Por se tratar de um jogo em que as crianças e adolescentes podem facilmente se distrair, é fundamental que exista uma intencionalidade pedagógica e o acompanhamento do professor. Será preciso planejar como a atividade será realizada, o tempo estimado, etc.

Fonte: www.info.geekie.com.br/aulas-de-ciencias

 
 

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