NOTÍCIAS

Como se preparar para apresentar trabalhos na sala de aula

06.JUN

Apresentar um trabalho para todos os colegas ou quem sabe até um público maior não é tão simples. Uma das vantagens da escola é que você estará na frente de pessoas que conhece e está habituado. Falar em público na sala de aula é um ótimo treino para desafios maiores no futuro. Por isso, não se intimide nessas situações e lembre-se que está ali para aprender.

Se preparar é a parte mais importante da sua apresentação. Você precisa saber o que irá falar, dominar o assunto, preparar algo que prenda a atenção do público, cuidar com o modo de se expressar, entre muitas outras coisas.

Confira a seguir algumas dicas para apresentar seus trabalhos em sala de aula e se sair muito bem.

Dominar o conteúdo: Você precisa saber o que irá falar na sua apresentação. Por isso estude, divida tudo em tópicos e procure dominar o assunto o máximo que puder.

Praticar: Treine o que você vai falar, pesa para algum amigo te ouvir falando e simule a apresentação, fale em frente ao espelho, repita as falas no chuveiro, etc. Sua apresentação não precisa ser um “teatro” que segue um roteiro, mas você pode roteirizar e decorar algumas coisas se isso irá te ajudar.

Controlar o nervosismo: Pode parecer até piada falar isso, mas é verdade. O nervosismo atrapalha a sua concentração e a sua fala, então é preciso usar algumas técnicas para não deixar que isso atrapalhe a sua apresentação:

·        Confie em você mesmo;

·        Lembre-se que você estudou o conteúdo e sabe do que vai falar;

·        Você está aprendendo então não é o fim do mundo se errar algo;

·        Pense que se trata de uma conversa com vários colegas e professores, não ache ou procure não pensar que todos estão te julgando de alguma forma;

·       Antes de começar a apresentação, respire fundo. Segure a respiração por 30 segundos e solte o ar pela boca. É uma técnica para controlar o nervosismo e não permitir que ele atrapalhe a sua voz – quando ficamos nervosos nossa voz parece meio “trêmula”.

Manter a postura correta: Fique com as suas costas eretas e o corpo bem posicionado, sempre olhando para toda a plateia. Não fique apoiado em mesas, cadeiras, no quadro ou na parede. Use seu corpo como expressão do que você fala, faça gestos com as suas mãos, etc.

Observar como as pessoas falam em público: Preste atenção como seu professor se porta quando está falando com toda a classe, também analise seus colegas apresentando e veja as habilidades e defeitos que eles parecem ter para você adquirir o que é bom, mas aprender com os erros que eles tiveram – assim como seus colegas poderão aprender com os erros que você possa cometer.

Fonte:

noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/05/04/927071/10-dicas-fazer-uma-otima-apresentaco.html

 
 

Todos os Direitos Reservados a Pearson Ltda.

Pearson - Always Learning