NOTÍCIAS

Como será a escola do futuro?

20.ABR

Com os avanços tecnológicos e nas relações pessoais, o mundo está se transformando cada vez mais rápido. Essa modificação também está acontecendo na educação e, por isso, muitas escolas estão se adaptando às novas tendências. Neste post, listamos algumas mudanças às quais você e sua equipe podem ficar atentos:

Metodologias ativas

O ensino padrão em sala de aula pode já não ser tão efetivo em um mundo onde os jovens têm tanto acesso à informação e às ferramentas digitais. Para eles, é interessante participar e ser parte central de sua própria aprendizagem. Por isso, a vinculação de projetos e debates aos conteúdos tende a crescer cada vez mais.

A metodologia da “aula invertida”, em que os alunos estudam a matéria selecionada em casa e levam questões a fim de instigar o debate em sala, também está se popularizando. Todas as ações que podem tornar o aprendizado mais dinâmico e colocar o estudante como protagonista são bem-vindas!

Flexibilização do currículo

Existe um padrão de disciplinas básicas exigidas pelo MEC para que o ensino seja considerado de qualidade. Mas além desses conteúdos, alguns assuntos estão começando a ser cobrados no Enem e nos maiores vestibulares, e as melhores escolas já estão inserindo os temas em sala de aula. Entre eles estão direitos humanos, sustentabilidade, questões de gênero e tecnologia.

Preocupação com a saúde física e psicológica

O período escolar é muito importante para o desenvolvimento dos jovens, e justamente por causa disso, eles se envolvem muito com a cobrança por resultados. Além de tudo isso, as mudanças hormonais e a busca pela própria identidade podem causar complicações físicas e psicológicas, algo com que as escolas estão começando a se preocupar. Devido a essas questões, o desempenho dos estudantes pode cair, e é oferecendo suporte físico e emocional que os colégios podem auxiliar seus alunos.

Adaptação dos espaços escolares

A configuração de sala de aula com carteiras enfileiradas e o professor à frente explicando a disciplina funciona muito bem para alguns conteúdos e para manter a ordem em sala. No entanto, alguns assuntos podem ser otimizados com a adaptação dos espaços escolares: as aulas de artes podem ser feitas ao ar livre, as de história em rodas de conversa no pátio, as de química em laboratório. Muitas vezes simplesmente mudar o mapeamento das cadeiras formando um círculo pode tornar o debate de um tema mais amplo e bem aproveitado por todos.

Uso da tecnologia

O uso da tecnologia tem sido muito explorado por várias escolas como forma de colocar em prática os assuntos das aulas teóricas. Com isso, os professores precisam se capacitar, tanto para aproveitar bem tais recursos quanto para manter o foco dos alunos. A escola também deve oferecer a infraestrutura necessária com equipamentos modernos e propostas pertinentes.

Muitas escolas têm se beneficiado de realidade virtual, vídeos, conteúdos on-line e até videogames. Tudo isso acompanha a grande tendência de digitalizar a comunicação e a educação, favorecendo as escolas na hora de tornar os conteúdos mais interessantes.

São muitas as tendências para a educação, e a maioria delas visa o bem-estar do estudante e a otimização do desempenho escolar. Isso é muito positivo para a escola e todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Aproveite essas novidades e desenvolva ainda mais o ambiente escolar!

Aqui estudar é poder!

O COC se preocupa com o desenvolvimento dos estudantes e o crescimento da sua unidade. Aqui estudar é poder realizar! Acompanhe as notícias em nosso blog e veja os recursos que o sistema COC de ensino pode levar para o seu colégio. Saiba mais aqui!

 
 

Todos os Direitos Reservados a Pearson Ltda.

Pearson - Always Learning