Blog

Home / Blog / Gestão / O que um gestor deve priorizar no início do ano
Gestão

O que um gestor deve priorizar no início do ano

AdobeStock 104691994 1

Quando o início de mais um ano está próximo, é preciso contar com um bom planejamento escolar. Planejar é antecipar ações e situações que podem acontecer no futuro e criar planos de ação para sanar problemas e garantir que tudo ande nos trilhos.

Para ter uma gestão eficaz é importante analisar o ano anterior e saber priorizar alguns pontos. Continue a leitura e veja quais são os pilares essenciais para garantir uma boa gestão escolar em 2023!

 

Início do ano letivo: o que os gestores precisam priorizar? 

1. Entender o cenário atual e determinar os objetivos 

Antes de montar o planejamento é preciso identificar a situação da sua escola para entender quais serão os objetivos que você deve buscar em curto, médio e longo prazo – além disso, é importante definir quais serão as estratégias e ações utilizadas para executar esses objetivos. 

Olhe para trás e pense em todos os problemas e fatores que gostaria de corrigir na sua escola. Tente identificar os pontos fortes e fracos e reflita sobre:

  • A trajetória da sua instituição no ano anterior
  • A situação financeira atual da sua escola
  • Em qual posição a sua escola se encontra se comparada aos seus concorrentes

Depois de listar esse e todos os pontos de risco da sua escola, elenque quais são os mais críticos e defina quais projetos serão priorizados ao longo do ano. Lembre-se que as metas devem estar alinhadas ao que foi proposto pela instituição no PPP

 

2. Compartilhar o planejamento com o time

É comum que os gestores centralizem todas as decisões em si mesmos. Mas, sabemos que o ideal é compartilhar o planejamento com os líderes de cada setor para que tudo corra bem – dentro do prazo e não sobrecarregue uma só pessoa.

Após definir as atribuições de cada área, é hora de detalhar as atividades no calendário escolar. As atividades, eventos e ações devem ser distribuídas mês a mês para que todos da equipe tenham uma visão clara do que deve ser feito no período estipulado e para que consigam direcionar seus esforços de acordo com o que foi planejado pelo gestor.

 

3. Elaborar uma comunicação eficiente 

Ter uma boa comunicação e consolidar um relacionamento com os pais é essencial para encantar as famílias e manter um bom funcionamento da escola. Estruturar esse plano é essencial para aumentar o engajamento da comunidade escolar – reter os alunos já matriculados e encantar os novos alunos e pais!  Elaborar uma comunicação eficiente demanda ações como:

  • Listar os eventos do ano
  • Definir e agendar as reuniões de pais que terão durante o ano
  • Determinar quais serão os canais de comunicação da escola e planejar o que será comunicado 

 

4. Ter boas parceiras na frente de gestão financeira

Além de um bom time de apoio, um líder precisa ter boas parcerias para ter o máximo de resultados possível – economizando o seu tempo e o da sua equipe, que são preciosos. 

Uma boa alternativa para organizar, acompanhar as finanças e alavancar a sua escola é a nossa parceira, Arcopay. Com ela você tem a previsibilidade no recebimento de mensalidades, estabilidade no fluxo de caixa e consegue ter mais tempo para gerir o financeiro de uma forma mais estratégica. 

 

Saiba mais

Este artigo foi escrito pela Arcopay, parceira do COC. A Arcopay cuida da gestão das escolas por meio de soluções que dão estabilidade no financeiro das instituições. Para saber mais, acesse o site.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nos comentários o que você priorizou durante esse ano. 

Footer News Mercado Vetor (3)

Quer receber conteúdos de qualidade e atualizados sobre o mercado de educação? Inscreva-se na nossa newsletter!

Sidebar
Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Digite para buscar