Blog

Home / Blog / Aprendizagem / Como desenvolvemos as habilidades socioemocionais dos estudantes?
Aprendizagem

Como desenvolvemos as habilidades socioemocionais dos estudantes?

01.Habilidades Socioemocionais

Os estudantes da nova geração estão se desenvolvendo em uma cultura em que as informações são buscadas e encontradas em poucos cliques. Hoje é muito mais fácil saber o que os outros pensam, pelo que se interessam e o que exigem um dos outros, não é mesmo?

Essas mudanças vieram junto à necessidade de formar pessoas mais conscientes e preparadas para o mercado de trabalho, por isso, as escolas precisaram implementar atividades que desenvolvessem também habilidades socioemocionais. Esse texto é para te mostrar como o COC está contribuindo para isso, veja só!

A importância das atividades interdisciplinares

A nossa metodologia é voltada para a prática de atividades interdisciplinares. Você sabe o que são? Pense em um conteúdo abordado sob vários pontos de vista em matérias diferentes, como o estudo das grandes guerras mundiais, por exemplo. Este conteúdo pode ser analisado pela disciplina de história, geografia e sociologia. 

Essa abordagem interdisciplinar é perfeita para desenvolver o pensamento complexo e o raciocínio lógico, habilidades importantíssimas para a vida pessoal e profissional, não é mesmo? Dominando essas habilidades, o estudante vai cada vez mais longe, compreendendo as situações de uma maneira global e planejando os próximos passos de cada situação, não importa qual seja!

Autonomia é a palavra-chave!

A autonomia está conectada à capacidade do estudante conseguir – de forma individual – fazer suas tarefas efetivamente. Aqui, no COC, esse conceito sai do papel e é colocado em prática, sendo trabalhado nas atividades ao longo dos bimestres, sempre com a orientação geral do professor.

O conceito também é aplicado quando falamos de ambiente virtual. Isso porque os estudantes interagem com uma variedade incrível de recursos e plataformas digitais com conteúdos complementares e exclusivos que aprofundam as matérias. O papel do professor é explorar cada ferramenta e descobrir o que elas têm de melhor para oferecer de acordo com cada aula.

Incentivo ao debate

Respeito ao próximo, compreensão das diferenças de pensamentos, elaboração de argumentos, prática da fala em público… tudo isso é desenvolvido e aperfeiçoado com trabalhos e atividades que buscam o debate de temas entre os estudantes.

Um exemplo prático disso são as divisões em grupos para que cada um possa expor seu ponto de vista para os colegas. Essa interação com opiniões diferentes, é uma ótima maneira de mostrar para o estudante a realidade além dos muros da escola, já que convivemos com pessoas que possuem gostos e ideias diferentes, e está tudo bem!

Mas e os Recursos Digitais, entram nessa também?

Claro que sim! Eles contribuem para o desenvolvimento de uma habilidade super importante, que é o letramento digital, ou seja, saber usar a internet da maneira mais produtiva possível. Se o estudante precisa fazer uma pesquisa escolar, por exemplo, ele vai saber rapidinho onde procurar informações confiáveis. Veja que essa situação se opõe a alguém que copia dados de qualquer lugar apenas para entregar um trabalho ou atividade.

Além disso, essa habilidade também está ligada a um comportamento amigável na internet. O estudante entende que as relações vividas vão muito além do ambiente digital e que podem também gerar sérias consequências para a pessoa do outro lado da tela. O nome disso? Empatia e respeito ao próximo, habilidades fundamentais no século 21.

Conclusão

O COC está alinhado ao que a sociedade exige dessas novas gerações, abordando as principais habilidades socioemocionais nas atividades do dia a dia, e entregando um conhecimento valioso para cada estudante!

Gostou deste texto? Então confira nossos outros artigos no blog do COC.

Related Posts

Footer News Mercado Vetor (3)

Quer receber conteúdos de qualidade e atualizados sobre o mercado de educação? Inscreva-se na nossa newsletter!

Sidebar
Digite para buscar