Blog

Home / Blog / Recursos Didáticos / As vantagens de escolher um sistema de ensino
Aprendizagem, Recursos Didáticos

As vantagens de escolher um sistema de ensino

AdobeStock 213925805 1

Uma das decisões mais difíceis é escolher qual o material didático usar sem perder a identidade pedagógica e os valores da escola. Uma decisão que requer estudos analíticos, pois há muitos fatores a se considerar. 

Se você gestor já chegou a este questionamento, abaixo segue alguns motivos para te ajudar nesta reflexão. 

Por que utilizar um sistema de ensino? 

Há uma frase bastante intrigante e cabe muito a nós, Educadores. 

“Nós somos aquilo que repetidamente fazemos”.  (inspirada em Aristóteles) 

Essa frase vem de encontro ao que nos habituamos a fazer cotidianamente e para refletirmos sobre mudanças. E muitas vezes manter o uso do livro didático faz com que não conheçamos os benefícios para além do livro que um sistema se propõe a entregar à uma instituição parceira. 

Há mais de 50 anos os Sistemas de Ensino estão no mercado brasileiro e consolidando um papel de grande parceiro das escolas em território nacional. Um sistema de ensino é minimante organizado para aproximar alunos, professores e famílias. 

O tratamento didático dado aos conteúdos seguem uma lógica para as experiências, formação de conceitos, ampliação de repertório e visão de mundo,  de forma compassada, alinhada com o desenvolvimento de habilidades preconizados pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e pode ser trabalhado em harmonia com os projetos e proposta pedagógica de cada escola. 

Neste sentido, a adoção de um sistema de ensino bem elaborado tem por premissa que todos receberão o mesmo conteúdo, contudo cada aluno transformará a informação em conhecimento de maneiras diferentes, uma vez que a escola possui seu plano pedagógico e as especialidades individuais de cada docente. 

A organização didática e gestão de conteúdo têm o cuidado de apresentar definições conceituais com informações atualizadas e diferentes propostas extracurriculares que podem ser desenvolvidas em consonância com o sistema adotado. 

Mais planejamento, mais recursos.

Uma das dores mais apontadas no ambiente escolar é o tempo dispensado para planejamento de aulas e um sistema de ensino de excelência soluciona esta dor, oferecendo recursos para que o professor tenha uma base, passe a ter mais tempo para a observação, desenvolvendo  um papel mais analítico na sua prática pedagógica. 

O mundo mudou, a forma de ensinar e aprender também. Um sistema de ensino além de trabalhar um arranjo que auxilie professores e alunos, foca em serviço. De certo modo, a consultoria pedagógica que acompanha a entrega, trabalha de forma colaborativa entregando às escolas a formação continuada aos docentes, trazendo as práticas mais modernas acompanhando as tendências que nos conectam a esta geração cada vez mais conectada ao mundo digital. 

Por não tratar-se de uma decisão fácil, ela também não é somente de gestão, observamos a importância da participação da equipe docente no processo de tomada de decisão, o que torna a parceria segura e engajada com a proposta. 

Conte conosco para apoiar a sua escola com os melhores materiais, recursos e soluções – da Educação Infantil ao Ensino Médio e Pré-Vestibular!

Related Posts

Footer News Mercado Vetor (3)

Quer receber conteúdos de qualidade e atualizados sobre o mercado de educação? Inscreva-se na nossa newsletter!

Sidebar
Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Digite para buscar