A tecnologia possibilita a criação de metodologias de aprendizagem inovadoras, incentivando os estudantes a ter mais participação e envolvimento nas aulas. E a gamificação é um excelente exemplo de aprendizado mais dinâmico, interativo e construtivo, permitindo que eles desenvolvam habilidades e competências para atuar em diferentes situações da vida.
A gamificação gera resultados positivos nas salas de aulas, pois consiste em adotar elementos do universo digital e mesclar com a lógica dos jogos (games) no processo de aprendizagem para motivar, engajar ou tornar uma atividade mais prazerosa. Dessa forma, possibilita uma nova experiência em que a criança pode realizar tudo no seu ritmo, deixando que o progresso aconteça através de diversas atividades.
E diferente do que possa pensar, enquanto a gamificação é uma abordagem com elementos dos games dentro do contexto de componentes curriculares e situações do dia a dia do estudante, o jogo é algo completo, a parte, com o objetivo de entretenimento. Tanto que a gamificação (com progresso, pontuação, avatares, desafios e rankings) sempre existiu dentro do ambiente escolar, mas agora aliou-se às tecnologias e facilidades dos dispositivos móveis.
As vantagens de trabalhar com gamificação na educação infantil são diversas, confira:
- Desenvolvimento de habilidades como autonomia, memória e concentração. Além da evolução infantil e amadurecimento.
- Impulsiona o trabalho em equipe e a parceria entre as crianças.
- Estimula a coordenação motora e a habilidade de comunicação dos estudantes.
- Colabora com a fixação do conhecimento por meio de canais multissensoriais.
- Permite o entendimento sobre os pontos fortes e pontos a desenvolver em cada estudante, permitindo direcionar e trabalhar melhor os conteúdos.
- Prepara as crianças para as próximas fases da vida.
Educacross
Aqui no COC, potencializamos a aprendizagem, o ensino e a avaliação por meio de jogos digitais, gamificação e evidências. Por isso, criamos as Trilhas COC, uma parceria com a Educacross, que traz conteúdos alinhados aos nossos livros.
As Trilhas COC trazem uma aprendizagem ativa e lúdica através de uma usabilidade simples e intuitiva. As propostas de cada jogo apresentam metodologias eficazes e tecnologias avançadas orientadas por dados, para novas formas de ensinar e aprender.
São missões disponíveis para alunos do Infantil IV ao 5º ano que trabalham as mesmas habilidades e temas do livro COC, ajudando com a identificação de lacunas de aprendizagem e com relatórios que potencializam a personalização do ensino.
Uma experiência inovadora que vai transformar o processo de aprendizagem das crianças!
Conclusão
Compreender os benefícios da gamificação na educação é fundamental para aqueles que desejam levar mais engajamento e interatividade para a sala de aula. E estamos aqui para lhe auxiliar nessa jornada, clique aqui e saiba mais sobre a parceria COC e Educacross