Se você tem acompanhado as notícias recentemente, com certeza já ouviu falar do ChatGPT. Ele tem sido o assunto do momento e muitas pessoas estão com dúvidas de o que é, como usar e o que significa o ChatGPT, principalmente na área da educação.
Por isso, fizemos este artigo para te explicar mais sobre essa novidade da inteligência artificial que pode revolucionar o mercado.
O que é ChatGPT?
Ele nada mais é do que um chatbot feito com inteligência artificial, ou seja, um robô online que responde perguntas feitas a ele através de um modelo de linguagem baseado em conteúdos já existentes na Internet.
Por ser feito com inteligência artificial, ele consegue se adaptar a diferentes cenários e criar textos bastante naturais. Diferente dos chatbots de atendimento de lojas, por exemplo, que ficam perdidos caso o interlocutor saia o script que ele conhece, o ChatGPT é quase que ilimitado.
Existem diversos outros tipos de inteligências artificiais no mercado, que podem ser usadas como assistentes pessoais ou auxiliar em vendas e marketing. Mas um diferencial do ChatGPT é que, por enquanto, ele está disponível gratuitamente no Brasil. A OpenAI, empresa criadora do chatbot, já oferece também um plano pago para quem quiser ter acesso a novos recursos antecipadamente e maior velocidade de resposta.
E o que isso tem a ver com educação?
Alguns profissionais do mercado de educação ficaram apreensivos com a chegada do ChatGPT justamente por conta das possibilidades que ele oferece, já que poderia, em teoria, estimular cópias e desencorajar a originalidade e o pensamento crítico.
Porém, apesar de ser uma tecnologia bastante nova e, por isso, exigir cautela, ela também pode ser benéfica na sala de aula.
Vantagens de utilizar o ChatGPT na educação
A inteligência artificial tem sito cada vez mais presente na educação e pode ser muito útil no dia a dia. Uma vantagem é que o ChatGPT está disponível 24 horas por dia nos 7 dias da semana, ou seja, seus estudantes podem tirar dúvidas após o horário de aula.
Além disso, ele oferece uma experiência interativa, colocando o aluno como protagonista do aprendizado, o que aumenta a chance de fixar as informações e gerar interesse pelo conteúdo.
Também é importante ressaltar que, quanto mais detalhadas e elaboradas forem as perguntas, melhores serão as respostas. Então, a ferramenta pode estimular a habilidade de questionar dos estudantes.
Outra vantagem é a personalização do ensino: você pode incluir os parâmetros de cada turma ou aluno na pergunta que for fazer ao ChatGPT para que ele gere uma resposta mais específica às habilidades e níveis de conhecimento de cada um.
Como usar o ChatGPT na sala de aula
São várias as possibilidades de atividades usando o ChatGPT. Alguns exemplos são:
- Promover debates entre o Chat e os estudantes;
- Fornecer exercícios resolvidos de vestibular;
- Criar perguntas para testar conhecimentos;
- Praticar idiomas;
- Usar como ponto de partida para uma pesquisa complexa;
- Avaliar as respostas do ChatGPT com os estudantes;
- Pedir sugestões de exercícios para fazer em sala;
- Criar exemplos de respostas esperadas para apresentar para os estudantes;
- E muitos outros!
Pontos de atenção ao utilizar o ChatGPT na educação
Porém, o chatbot da OpenAi também deve ser usado com cautela. Por ser um modelo de linguagem criado a partir de inteligência artificial, ele não é capaz de compreender informações ou avaliar sua relevância. Isso significa que as respostas geradas por ele podem ser imprecisas ou até erradas.
Apesar de ser uma ferramenta que pode facilitar o cotidiano na sala de aula, é sempre importante checar as informações fornecidas pelo ChatGPT e usá-lo apenas como ponto de partida, nunca como substituto para a interação humana.
Quer saber mais sobre como utilizar tecnologias inovadoras na sua escola? Entre em contato conosco e #VemSerCOC!