Um dos elementos mais importantes que fazem parte das diretrizes curriculares de uma escola é o material didático. É com ele, que o corpo pedagógico é capaz de traçar as estratégias mais adequadas para serem utilizadas no dia a dia com os estudantes.
Este texto pretende mostrar à você, a importância de ter em sua escola um material didático forte e focado na prática do que é aprendido em sala de aula. Prepare-se para conhecer um material inovador!
Exercícios que incentivam
Usar um material didático que traz diversos tipos de exercícios é um incentivo e tanto para o estudante. Realizando cada exercício, é possível treinar aquilo que foi visto em sala de aula e aprofundar o conhecimento.
Nas ferramentas de aprendizado do COC, você poderá encontrar algumas seções diferentes de problemas a serem resolvidos, impulsionando os estudantes cada vez mais em direção aos melhores vestibulares do país.
Podemos falar aqui dos Exercícios de Aplicação, por exemplo, que são voltados para a prática dentro da sala de aula, após as explicações dos professores. Ao fim da prática, é possível identificar, ainda durante o período de aula, as possíveis necessidades dos estudantes.
Identificando falhas no aprendizado
Poder contar com um material que dê ao estudante oportunidades de colocar o seu conhecimento à prova, evita que eles sigam no processo de estudo com falhas no aprendizado.
Os problemas precisam ser corrigidos o quanto antes para evitar que os estudantes acreditem que não têm o conhecimento necessário para irem bem nas provas ou nos vestibulares.
A boa notícia é que o COC tem um material completo que auxilia nesse processo. Lembra dos Exercícios de Aplicação que falamos no tópico anterior? Eles têm a função de incentivar o estudante na hora da aula, após as explicações.
Para completar, os Exercícios Extras também estão nos livros para serem resolvidos em sala de aula, porém eles têm um grau de dificuldade um pouquinho mais alto.
A autonomia do estudante é valorizada
Faz parte do processo de aprendizagem os estudantes conseguirem resolver desafios sozinhos, de maneira autônoma. Por isso, os exercícios práticos para serem realizados em casa são fundamentais no material didático.
No momento que os estudantes do COC estão fora do ambiente de sala de aula, eles são colocados diante dos Exercícios Propostos e dos Exercícios de Tarefa, que são focados nesse treino individual, sem auxílio dos professores ou dos colegas. Os Exercícios Propostos completam de forma prática e teórica o que foi visto em classe e auxiliam na realização dos Exercícios de Tarefa, que são aqueles selecionados para o estudante fazer em casa.
Essa é uma maneira da sua escola desenvolver no estudante um sentimento de independência. Aliás, a autonomia também é super valorizada no mercado de trabalho atual e segue como uma tendência para o futuro.
Escolha um material didático adequado
Lembre-se que seu dever, como gestor, é também participar da escolha de um material didático forte, inovador e que tenha recursos suficientes para que os estudantes aprendam todo o conteúdo passado pelos professores.
Na busca pela melhor ferramenta que será a base para a educação da sua escola, fique de olho em alguns detalhes importantes que podem fazer muita diferença na qualidade do ensino.
Para começar, analise se o material possui características parecidas com a metodologia adotada pela escola e planeje a adaptação dele para que se adeque ao estilo da sua instituição.
Não esqueça também de ver se o material atende às necessidades dos estudantes, em relação a explicações didáticas e resolução de exercícios básicos, verificando se há atividades complementares com níveis de dificuldade variados para incentivar os estudantes a aprender cada vez mais.
Vimos neste texto que os materiais didáticos que focam na prática do conteúdo conseguem estimular os estudantes a ir além do que é dito em sala de aula, não é mesmo? Então conte com livros que explorem atividades extras e complementares, garantindo um processo de aprendizado ainda mais completo.