A criação do planejamento pedagógico de ensino médio e pré-vestibular é uma questão que gera muitas dúvidas em mantenedores, diretores e coordenadores de escolas. Isso principalmente depois das mudanças para o Novo Ensino Médio e o Novo ENEM.
Esse tipo de planejamento escolar precisa ser muito bem pensado para aliar os itinerários formativos e o foco em aprovação nos vestibulares. Por isso, reunimos algumas dicas de como fazer planejamento pedagógico de ensino médio e pré-vestibular, considerando características educacionais, tecnológicas e até socioemocionais. Olha só!
O que é o Novo Ensino Médio?
Após as mudanças curriculares desse segmento, tanto escolas quanto pais e estudantes têm muitas dúvidas do que é o Novo Ensino Médio, o Novo ENEM e como integrar os itinerários formativos na rotina da escola.
A ideia dessa alteração é ainda oferecer uma formação geral básica para todos os estudantes que siga a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas também incluir os Itinerários Formativos. Eles nada mais são do que conjuntos de disciplinas escolhidas pelos estudantes de acordo com as quatro áreas do conhecimento (linguagens, exatas, humanas e biológicas).
Isso aumenta o tempo que eles ficam no colégio e aprofunda os conhecimentos na área em que pretendem seguir carreira.
Como fazer planejamento pedagógico do Novo Ensino Médio?
Essa é uma pergunta de muitas escolas, porque, com o aumento da carga horária, vem a dificuldade de remanejar disciplinas, salas, professores e outros recursos. O primeiro passo é despertar em toda a comunidade escolar esse sentimento de mudança, deixando claro que todos irão sair da zona de conforto através de uma conversa franca.
Também vale explicar para pais e estudantes as vantagens de se poder escolher essas trilhas mais personalizadas, incluindo-os no processo de escolha dos itinerários da escola. Lembre-se também de deixar claro que essa não é uma escolha fixa e o estudante pode mudar de itinerário durante o curso.
Muitos têm receio de que essas mudanças afetem no desempenho nos vestibulares, mas o material do COC para ensino médio prevê a formação completa do estudante focada no Novo Ensino Médio nos dois primeiros anos e um Terceirão® revisional focado 100% nos melhores vestibulares do país.
Já para a adaptação da escola, é importante conversar com a Consultoria Pedagógica do COC para entender as dificuldades e realidades do seu colégio em relação a essas mudanças e criar um planejamento pedagógico de ensino médio possível de ser realizado.
Escolhendo os Itinerários Formativos para o Planejamento Pedagógico
Depois desse processo, chegou a hora de escolher quais itinerários sua escola vai oferecer. Nem sempre é possível incluir todos no seu planejamento pedagógico de ensino médio. Então, analise as possibilidades de carga horária fornecidas pelo material do COC em parceria com a sua equipe de docentes e coordenadores.
Após esse primeiro filtro, também é importante entender o interesse dos estudantes e incluí-los nessa decisão.
O COC também disponibiliza 80 opções de eletivas 100% digitais para realizar com os estudantes. Isso pode ser uma opção bacana para os colégios que não têm a capacidade de oferecer todos os itinerários.
Já para a composição de notas, cada escola tem liberdade de seguir pelo caminho que fizer mais sentido com o seu projeto pedagógico. Existe a possibilidade de aplicar provas, sugerir projetos, trabalhos em grupo e muito mais.
E o planejamento pedagógico de pré-vestibular?
Como os cursinhos são voltados para aprovação, o seu planejamento de ensino também deve seguir essa linha. Nesse caso, é importante contar um material forte, com muitos exercícios e aplicação de simulados para os estudantes.
O material do COC para pré-vestibular conta com trilhas personalizáveis de acordo com o curso e a faculdade que o estudante tem interesse em prestar, além de 4 avaliações nacionais e 26 simulados por ano.
Além disso, o estudante tem uma plataforma com dados em que pode entender em quais aspectos melhorar para garantir sua aprovação.
Como incluir o uso de novas tecnologias no planejamento pedagógico?
Além das tecnologias educacionais do COC, quando lidamos com adolescentes, é bem comum que os estudantes usem bastante as redes sociais. E, ao contrário do que muitos pensam, é possível utilizá-las a favor do aprendizado.
O primeiro passo é não as proibir na escola e ter uma conversa com os estudantes sobre o uso saudável dessas tecnologias e até a proteção dos seus dados na internet. Escutá-los é fundamental para criar confiança nesse processo.
Além disso, também é possível trazer as redes sociais para a sala de aula como uma ferramenta pedagógica, com trabalhos em grupos, projetos e discursões para utilizá-las de maneira formativa.
E o cyberbullying?
Com o uso das redes sociais pelos jovens, infelizmente é comum o aparecimento desse tipo de intimidação virtual. Ela é bem difícil de detectar, pois ocorre fora do ambiente escolar, mas é importante que os colaboradores estejam atentos aos comportamentos dos estudantes e a possíveis denúncias.
Além disso, a escola precisa criar espaços seguros para que os estudantes compartilhem suas emoções e se expressem livremente.
Para ajudar a evitar esse tipo de problema, é importante que estejam previstas algumas ações no planejamento pedagógico de ensino médio e pré-vestibular durante todo o ano. Um exemplo é a realização de palestras sobre o tema para a conscientização da comunidade.
Também é possível promover mais integração entre os estudantes com iniciativas colaborativas, como trabalhos em grupo, gincanas esportivas, grêmios estudantis e debates.
Caso haja algum caso de cyberbullying mesmo assim, é dever da escola lidar com a situação de maneira direta, sem disfarçar ou encobrir a questão. É imprescindível lidar com os dois lados: acolhendo e conscientizando estudantes e famílias.
Quer saber mais sobre as soluções do COC para o ensino médio e pré-vestibular? Entre em contato com o nosso time!