Em um cenário educacional cada vez mais competitivo, a construção de uma campanha de matrículas efetiva pode ser um desafio e tanto para os gestores escolares. Com a evolução das práticas pedagógicas e as mudanças nas preferências da família e dos responsáveis, é necessário adotar estratégias inovadoras para destacar a sua escola.
Uma boa campanha de matrículas garante não apenas novos estudantes, mas também a retenção daqueles que já estão matriculados na escola. E nós sabemos que essa fase é um dos períodos mais desafiadores para quem trabalha com educação, devido à complexidade de processos, ações necessárias e planejamento estratégico.
Mas não se preocupe! Neste artigo, vamos apresentar dicas valiosas para criar uma campanha de matrículas que vai garantir que o próximo ano letivo seja de grandes resultados para sua escola.
Por onde começar a campanha de matrículas?
Antes de iniciar qualquer planejamento de campanha, é essencial entender o perfil do público-alvo da sua escola – ou seja, a família e os responsáveis – e o que eles buscam para a educação de suas crianças e adolescentes. Faça pesquisas, estude e analise dados demográficos e comportamentais para identificar os interesses, necessidades e preferências deles. Nessa etapa, também é fundamental olhar para quem já está matriculado para compreender o perfil do seu público.
Depois, para identificar os pontos fortes da sua escola, é importante entender o perfil dos pais dos seus estudantes, o porquê eles matricularam seus filhos e a razão pela qual eles permanecem lá. Com essas informações, ficará mais fácil direcionar suas estratégias de marketing e comunicação.
Outro ponto crucial nessa fase inicial é definir e ter clareza sobre os seus objetivos. Faça perguntas, como:
“Quais são as metas da instituição para o próximo ano?”
“Qual a meta para a retenção de estudantes?”
“Quantas matrículas precisamos fazer?”
Assim, você terá um ponto de referência para desenvolver as estratégias adequadas.
Como posso me organizar na prática para ter uma campanha de matrículas eficaz?
Com o ano de 2024 se aproximando, é essencial desenvolver boas estratégias e se estruturar para construir uma campanha de matrículas bem-sucedida. Veja só:
- Planeje-se com antecedência: Comece a organizar o período de matrículas do ano seguinte o quanto antes e aproveite esse tempo para também avaliar os acertos e os erros da campanha passada;
- Pense no seu orçamento: Defina estratégias promocionais viáveis para as famílias, como descontos para matrículas antecipadas e bolsas de estudo;
- Crie um cronograma: Estabeleça prazos realistas para cada etapa da campanha e faça ajustes, se necessário;
- Engaje toda a equipe escolar: Certifique-se de que todos os funcionários entendam suas responsabilidades na fase de matrículas e o impacto que elas têm nas metas da escola;
- Reduza a burocracia: Simplifique os processos e utilize ferramentas online para agilizar as comunicações e a gestão de contratos e pagamentos.
Retenção: conquiste os estudantes da sua base
Uma campanha de matrículas completa e bem estruturada não se limita apenas à captação de novos estudantes, mas também engloba um conjunto de ações ao longo do ano para os estudantes que já estão na escola.
Para aumentar a taxa de retenção e fidelização dos estudantes, é importante estabelecer um relacionamento próximo com eles e suas famílias, oferecendo suporte acadêmico e emocional. A realização de pesquisas de satisfação é fundamental para identificar oportunidades de melhoria, encontrar soluções personalizadas e ouvir todas as partes interessadas nesse processo.
Além disso, promover projetos pedagógicos inovadores, realizar eventos sociais e culturais, manter uma comunicação ativa e incentivar a integração com as famílias são formas eficazes de engajar e manter todos motivados. É essencial criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo, valorizando o bem-estar e o sucesso das crianças e jovens. Ao fazer isso, você estará construindo uma base sólida para a retenção de matrículas e garantindo um futuro promissor para sua instituição de ensino.
Saia na frente dos seus concorrentes
Para estar à frente das escolas em sua região, é necessário oferecer sempre o melhor do mercado educacional para seus estudantes e famílias. As escolas parceiras COC já contam com a tradição de 60 anos em educação de qualidade e podem aproveitar isso a seu favor para impulsionar as matrículas com algumas estratégias:
- Mostre os resultados da sua escola e fortaleça a sua reputação na região;
- Destaque os benefícios exclusivos, como os recursos tecnológicos, a metodologia de ensino e as vantagens do material didático do COC;
- Apresente o DNA Aprovador, que auxilia no desenvolvimento de uma trajetória de sucesso para os estudantes, com excelentes resultados nos principais vestibulares do país;
- Explore o suporte pedagógico que oferecemos para sua escola e crie estratégias de marketing efetivas com o Kit de Matrículas:
- Materiais impressos para ambientação da escola, peças para a divulgação da campanha de matrículas, apoio ao gestor escolar e suporte ao time da sua escola;
- Além do kit digital com peças adicionais para serem usadas nas redes sociais e em plataformas digitais, assim como materiais personalizáveis, vídeo promocional e até um jingle!
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