Começo de ano é hora de pensar no planejamento pedagógico na educação infantil e como garantir que seus estudantes tenham a melhor experiência de aprendizado neste próximo ciclo. Mas é bem comum que coordenadores e diretores tenham dúvidas em relação a questões essenciais do dia a dia da escola, como a relação com as famílias ou o acolhimento de novos estudantes.
Por isso, reunimos neste artigo informações essenciais sobre planejamento pedagógico na educação infantil para contemplar todas as particularidades do segmento.
Acolhimento e relação com as famílias
Quando falamos de planejamento pedagógico para educação infantil, um dos pontos mais importantes para se considerar é o relacionamento com as famílias. Como o estudante é bem jovem, são os pais ou responsáveis que tomam as decisões sobre a rotina daquela criança.
Por isso, o primeiro passo é conversar com a família e entender melhor quais são as principais dúvidas e receios nesse momento de adaptação com a escola. É bem comum que os pais se preocupem com a segurança das crianças, os horários, questões fisiológicas ou até sintam culpa por deixarem-nas no colégio para trabalhar.
A educação infantil está muito vinculada aos cuidados, tanto com a criança quanto com a família, então essa atenção é muito necessária.
Depois, faça um planejamento para entender o desenvolvimento desse estudante e qual o prazo para a sua adaptação. E, claro, não se esqueça de manter um canal de comunicação aberto e transparente com os responsáveis, porque, quanto mais eles sabem, mais tranquilos ficam.
Além disso, vale lembrar que os professores da educação infantil devem estar preparados para esses desafios e devem se mostrar empáticos e abertos.
Chegada de novos estudantes
Receber mais rostinhos na sua escola é sempre uma alegria, mas é preciso se planejar bem para acolhê-los com cuidado e empatia. No primeiro momento, vale fazer uma anamnese, ou seja, uma conversa inicial com a criança e com a família para entender seu perfil e seu histórico.
Além disso, nesse início, o tempo do estudante na escola deve aumentar gradualmente para que haja a adaptação com os espaços, os colegas e a equipe. Para os colaboradores do colégio, é super importante sempre receber as crianças de maneira feliz para que elas se sintam confortáveis naquele espaço.
Também é importante pensar sobre a integração entre novos estudantes e aqueles que estão retornando para um novo ano. Os retornantes costumam ter um pouco de resistência nessa volta, então, garanta que o seu planejamento pedagógico 2023 contemple processos mais lúdicos e brincadeiras antes de reintroduzir a rotina da escola.
Isso vale também para os novos matriculados. É essencial tomar um tempo para apresentá-los à turma e até criar atividades colaborativas para garantir que essa socialização aconteça da melhor maneira possível.
Para os professores, uma dica é abrir um espaço confortável para que os estudantes se expressem, sempre respeitando suas individualidades para criar um ambiente de confiança. Outra sugestão é aproveitar ao máximo os espaços da escola, incluindo no planejamento pedagógico da educação infantil atividades em diversos espaços para que a criança se sinta segura naquele local.
Como aproveitar os espaços
E, falando em espaços, um dos focos da Coleção Explorar, o material de educação infantil do COC, é justamente trazer diferentes atividades para o uso do espaço escolar, com base nas inteligências múltiplas de Gardner.
Por isso, o ambiente da educação infantil deve ser lúdico, acolhedor e ajudar a criar uma criança mais autônoma, de forma que os livros e brinquedos fiquem ao seu alcance.
Também é interessante utilizar os cartazes disponibilizados pelo COC para a ambientação da sala, como calendário, alfabetário, ajudante do dia e diversos outros. Todos eles possuem intencionalidade pedagógica para que a criança se desenvolva.
Além disso, cabe ao professor utilizar as atividades “Mão na Massa” fora da sala de aula exercitando as mesmas habilidades.
Mas, claro, para realizar essas atividades com todas as turmas, é essencial ter uma organização que contemple toda a escola. Uma dica é criar um semanário para a reserva de espaços.
E vale lembrar também que não são necessários grandes locais para fazer atividades lúdicas e desenvolver o aprendizado. Escolas menores podem apostar em minibibliotecas, ambientação de sala de aula ou atividades sensoriais, por exemplo.
Quer saber mais sobre as soluções do COC para a educação infantil? Entre em contato com o nosso time!