Agora que o ano está engrenando com força total, é muito importante ter um planejamento pedagógico no ensino fundamental pronto. Assim, você garante que seus estudantes sejam bem recebidos e tenham a melhor vivência educacional possível na sua escola.
Mesmo com o ano letivo já iniciado, ainda é possível fazer ajustes no plano de ação pedagógica para acolher novos estudantes, professores, se adequar a uma nova plataforma de ensino ou quaisquer outras situações do dia a dia. Por isso, separamos algumas sugestões de planejamento pedagógico no ensino fundamental. Olha só!
Como fazer planejamento pedagógico para acolher novos estudantes
Um dos principais fatores que precisa estar contemplado no seu plano de ação pedagógica para ensino fundamental é como receber os novos estudantes matriculados no seu colégio.
O primeiro passo é ter uma conversa franca com ele e a família para entender sua personalidade e sua história. O que eles esperam da escola?
Para o primeiro dia, é interessante criar uma experiência diferente com um cronograma que assegure que ele não fique sozinho. Porém, garanta que isso não seja interpretado como “tratamento especial” pelos estudantes já matriculados.
Além disso, é importante considerar a integração desse estudante novato com os retornantes. Para isso, vale apostar em atividades colaborativas, com dinâmicas em grupo.
Como lidar com bullying no ensino fundamental?
Conforme as crianças vão crescendo, é comum que surjam conflitos. Por isso, é essencial saber lidar com eles. O bullying também começa a aparecer nessa faixa etária e, para identificá-lo, a presença do professor é fundamental.
Esse profissional está presente no dia a dia dos estudantes, portanto, poderá identificar se as práticas são repetitivas, o que caracteriza o bullying. Isso vai ajudar na avaliação das situações pela escola.
Para mediar esses conflitos, é primordial que toda a comunidade escolar seja treinada para buscar o diálogo e entender o contexto da situação entre os envolvidos.
Uma dica que pode ajudar a aproximar os estudantes e evitar circunstâncias mais sérias é incluir no planejamento pedagógico no ensino fundamental atividades colaborativas de aprendizagem ativa. Além disso, outra alternativa bacana é apostar nas atividades para além do horário de aula, que podem unir os estudantes com foco em um objetivo comum.
E se eu não tiver espaço no meu colégio?
Para essas práticas, normalmente é necessário utilizar espaços maiores, algo de que muitas escolas não dispõem. Entretanto, é possível ter um planejamento pedagógico no ensino fundamental com aprendizagens ativas e colaborativas seguindo algumas dicas.
O material do COC para ensino fundamental, a Coleção Infinito, prevê vários momentos de trabalho em grupo e protagonismo do estudante. Primeiro, é necessário que você analise cada um deles e como pode aproveitar cada cantinho do seu colégio para realizá-los.
Em seguida, mapeie bem a estrutura que você tem disponível com as atividades que precisa realizar naquele bimestre e entenda a disponibilidade, considerando o planejamento pedagógico de outras turmas.
Depois de decidido isso, é só selecionar os materiais necessários e incluir os professores na criação desse momento tão importante para a formação dos estudantes.
Caso o espaço na sua escola seja muito limitado, você pode adaptar as atividades entendendo quais são as competências presentes ali e contemplando-as de outra maneira. Outra possibilidade é firmar parcerias com outros espaços disponíveis na comunidade e levar os estudantes para lá. Eles vão adorar o passeio!
Ainda é possível, dependendo do momento, convidar os estudantes para a construção dessas práticas, dividindo-os em grupos por diferentes espaços da escola.
Meus professores não estão engajados no planejamento pedagógico. E agora?
Ao adquirir uma nova plataforma de educação, como o COC, é comum que os professores fiquem receosos com as tecnologias e possibilidades apresentadas. Afinal, além do livro físico, o COC tem uma gama de soluções digitais para potencializar o aprendizado com as quais nem todos os docentes estão acostumados.
Por isso, se os professores da sua escola estiverem pouco engajados com o planejamento pedagógico mesmo após o treinamento e acompanhamento dos consultores do COC, é importante conversar com eles sobre as potencialidades que o novo material oferece e como a tecnologia facilita o trabalho no dia a dia.
Além disso, vale manter um acompanhamento próximo entre coordenação e professores para entender como fazer o planejamento pedagógico no ensino fundamental funcionar da melhor maneira possível.
Outro caminho bacana é incluir os estudantes nesse processo, coletando suas percepções.
Quer saber mais sobre as soluções do COC para o ensino fundamental? Entre em contato com o nosso time!